CAU Brasil lança e-book Projeto Amazônia 2040

O CAU Brasil lançou no dia 5 de junho,  50º aniversário do Dia Mundial do Meio Ambiente, o E-book do Projeto Amazônia 2040. A publicação aponta perspectivas dos arquitetos e urbanistas brasileiros para fazer frente às mudanças climáticas em busca de um futuro sustentável. 

Produzido pela Comissão Especial de Política Urbana e Ambiental (CPUA), o E-book reúne  uma síntese dos debates realizados durante o “Seminário Projeto Amazônia 2040 – Arquitetura e Urbanismo para o Futuro Sustentável”, realizado em Manaus, Amazonas, em fevereiro deste ano. 

Com versões também em inglês e espanhol, a publicação  será apresentada à comunidade internacional pelo CAU Brasil durante o 28º Congresso Mundial de Arquitetos. O evento será promovido pela União Internacional de Arquitetos  – UIA 2023CPH. Com o tema “Futuro Sustentável – não deixe ninguém para trás”, o evento ocorre entre 2 e 6 de julho em Copenhague/DK.

CLIQUE NO LINK PARA BAIXAR E SALVAR A PUBLICAÇÃO

E-Book_Projeto Amazônia 2040_CAU_BR_junho_2023

Os leitores poderão conhecer as contribuições de pesquisadores, arquitetos e urbanistas e outros profissionais que atuam no território amazônico e que participaram da programação do seminário. Estão registrados no livro os resultados dos debates “Continente Amazônia: Paisagem, Território Brasileiro e Fronteiras, “Projeto Amazônia 2040 e Lançamento do Chamamento de Boas Práticas”. Além de “Realidades da Amazônia Brasileira” e “Nama (Núcleo Arquitetura Moderna na Amazônia) e a arquitetura da Amazônia”. Também encontrarão conteúdos sobre arquitetura indígena, o arquiteto Severiano Porto e saberes ancestrais da Amazônia.

O formato digital interativo permite acesso a conteúdos extras, como textos e audiovisuais

Segundo a presidente Nadia Somekh, o projeto surgiu do compromisso do CAU Brasil com a melhoria da vida do país e do território global a partir do exemplo da Amazônia e do conhecimento técnico e científico dos arquitetos e urbanistas do Brasil. “A Amazônia é essencial nessa discussão, o que nos motiva a divulgar esse trabalho no estande que o CAU Brasil terá no UIA2023CPH com o tema ‘Continente Amazônia’”, explica a presidente, na apresentação do livro. O IAB, representante do Brasil na UIA, é parceiro no estande, que tem ainda o apoio das demais entidades membros do CEAU. 

Para o coordenador da CPUA-CAU Brasil, Ricardo Mascarello (SE),  a floresta é “uma herança verde para todo o planeta” e consciência ambiental “é a grande tarefa do Século XXI”. “Com o projeto, o CAU assume seu papel articulador, do fomento de assessoria técnica e capacitações inferindo atitudes para que tenhamos a futura ocupação do território brasileiro com responsabilidade e constituída por um arcabouço técnico/estético que privilegie relações mais equânimes com os ciclos naturais do planeta”, afirma o conselheiro. “O majestoso e potente significado da Amazônia é de vital importância para o planeta e a vida das futuras gerações compreendendo os riscos causados pelas mudanças climáticas. A necessidade da transição ecológica, a redução de emissão de CO² e a magnitude das águas e seu fenômeno dos rios voadores”, completa.

Fonte: CAU Brasil 

GOSTOU DESSE ARTIGO compartilhe?

DEIXE UM COMENTÁRIO

plugins premium WordPress

Willian Gonçalves Santiago:

Arquiteto e Urbanista pela FAU-Mackenzie. Mestre em Arquitetura e Urbanismo pelo PPGAU/UPM com Bolsa CAPES/ PROEX. Integrante do Grupo de Pesquisa “Urbanismo Contemporâneo: redes, sistemas e processos” da UPM. Colaborou na direção do documentário Cidades Invisíveis, Pessoas Incríveis.

Willian Gonçalves Santiago:

Arquiteto e Urbanista pela FAU-Mackenzie. Mestre em Arquitetura e Urbanismo pelo PPGAU/UPM com Bolsa CAPES/ PROEX. Integrante do Grupo de Pesquisa “Urbanismo Contemporâneo: redes, sistemas e processos” da UPM. Colaborou na direção do documentário Cidades Invisíveis, Pessoas Incríveis.